quarta-feira, 14 de março de 2012

A-BO-MI-NA-VEL!

Uma propaganda veiculada na União Europeia foi retirada do ar após gerar protestos e reações negativas. Ao tratar do avanço econômico dos países emergentes, os BRICs, a peça foi acusada de promover estereótipos, xenofobia e até racismo.
O roteiro é direto: uma mulher branca com as mesmas roupas do personagem Noiva/Beatrix Kiddo, do filme Kill Bill, entra num galpão vazio. Ela usa uniforme amarelo e azul (as cores da União Europeia).
De repente, sua segurança é ameaçada pela chegada de três lutadores: um de kung fu, um de capoeira e outro de kalaripayattu, arte macial indiana. Nenhuma palavra é dita, mas as referências a China, Brasil e Índia são claras (com direito a samba na entrada do Brasil). Também fica evidente a posição de antagonistas e de ameaça ocupada pelos BRICs.
O ataque dos três lutadores de minorias étnicas só é impedido porque a mulher se multiplica e forma um círculo ao redor deles. As doze personagens se transformam em estrela, e logo formam o símbolo da União Europeia. Não há embate: a representação da Europa consegue neutralizar o avanço dos estrangeiros. (Para ler mais, incluindo a esdrúxula justificativa, e assistir ao vídeo, clique no link abaixo).
http://exame.abril.com.br/marketing/noticias/propaganda-da-ue-e-retirada-do-ar-acusada-de-xenofobia-e-racismo

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