domingo, 2 de setembro de 2012

TURISMO: CARTA DE UM LEITOR


Photo

Os jornais falam hoje da queda do turismo em Salvador!
Como pode? Uma cidade tão linda, tão cheia de belezas naturais e arquitetônicas, contando ainda com uma taverna temática legalzinha como é o Bistrô PortoSol...

O problema é que o turista não enxerga a Cidade do Salvador como aparece nessa foto logo aqui amabixo dessas mal traçadas linhas!
Turista percebe a cidade com toda a sujeira, o fedor do mijo, a barulheira, a bagunça geral... sem falar de bairros inteiros destruídos, como é o caso do Comércio.

Falo de experiência própria: adorei o Chile, mas a cidade portuária Valparaíso é o fim da picada. É suja, bagunçada, infestada de vagabundos e ladrões. Jamais voltaremos lá!
Com Salvador acontece o mesmo! Turista com certo nível sócio-econômico não vem a Salvador!!!
Um detalhe: cidades turísticas bem menores como Marrakech, Lignano Sabbiadoro, Nice etc. têm "trocentos" hotéis de luxo!
Quantos hotéis cinco estrelas Salvador tem? Dois? Três?

A depender do grau das exigências, NENHUM!

Na verdade, Salvador só atrai turista pé rapado, atrás apenas de putas, garotos de programas, de algum fuminho e a muvuca rasteira do carnaval!
Salvador merece muito mais!

E tenho dito... esperando que os responsáveis por essa baderna amarguem um ostracismo de pelo menos 8 anos! O que nessas regras de jogo político é improvável! Inflizmente!
Aqui no Brasilas nulidades costumam permanecer no poder!


Reinhard Lackinger, Dono do mais charmoso bistrô da Barra.

2 comentários:

  1. Boa noite! Por favor, entenda o atrevimento que me fez chegar até aqui, mas foi uma honra ter sua visita no meu blog. Tenho me surpreendido com a participação de comentaristas e seguidores que têm muito mais bagagem do que eu, mas isso me estimula a continuar, mesmo quando bate um desânimo imenso.
    Meu marido é baiano de Feira de Santana. Fui pela primeira vez à sua cidade no inicio dos anos oitenta. Até cerca de uma década atrás podíamos ter alguma tranquilidade nos pontos turísticos, a abordagem dos que vendiam algo ou serviam como guias geralmente era de pessoas engajadas em algum programa social, principalmente de Irmã Dulce, muito bem orientados e com crachá. Isso me comovia.
    Havia policiamento nas ruas e a questão da limpeza urbana melhorou consideravelmente naquele período. Íamos a restaurantes muito bem frequentados e o atendimento era impecável.
    Tudo isso, porém, antes que as "nulidades" conseguissem impor esse padrão de mentalidade que está transformando, não só Salvador, mas o país inteiro em campo de guerra do crime organizado contra o cidadão.
    Pena que as pessoas se acostumam com tudo a ponto de achar isso normal.

    ResponderExcluir
  2. Quando vim morar aqui, há quase 5 anos atrás, me encantei com as belezas da cidade de Salvador. Com o passar do tempo fui ficando cada vez mais decepcionada com a sujeira, a buraqueira, a violência, a falta de educação e os serviços que deixam muito a desejar (morei em 3 estados brasileiros antes de chegar aqui e nunca vi um serviço de cartório tão ruim como o daqui!). Estou pensando seriamente em partir de vez.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails