sábado, 31 de outubro de 2015

NOTÍCIAS DE MEU JARDIM


Cansei de varrer as folhas da árvore do vizinho. Que ideia esta tem de aguardar a primavera para se despir? Arrasto a velha poltrona que há muito tempo deveria ter sido jogada no lixo de tão escangalhada e me sento defronte ao mar da baía. Esta superfície de aço movediço uso como trampolim para o pensamento divagar, destino incerto. 
Em que penso? Em nada de especial. Fragmentos de imagens, pedaços de frases, de antigas canções chegam, me atravessam, desaparecem sem deixar sombra nem rastro.



Os últimos pássaros valsam, entrelaçando-se com os primeiros morcegos. Um imenso jasmim sobe desde o jardim. Três andares. Perfume de paraíso árabe. Lá embaixo plantei uma aceroleira. Hoje de manhã enchi um chapéu de frutinhas vermelhas. Vou fazer uma jarra de suco. Também plantei quatro pitangueiras. O ano passado, a colheita foi péssima. Mas há pouco estive olhando com atenção. Dentro de uns dez dias, se os pássaros deixarem, cozinharei uma bela geleia. Um luxo! Lembro da batida de pitanga da Casa da Gamboa. Foi um dos argumentos, só agora confessado, que me levaram a abandonar a Europa. 
Também tenho dois grupos de bananeiras. Banana maçã. Outro luxo! Mal um cacho é cortado, sou obrigado a distribuir sem demora, antes que apodreçam. Qualquer dia vou colocar uma cadeira no passeio e vender... Ah! Ia esquecendo: Perto do caramanchão, um pé de beribéri dá aquela frutinha azeda com uma velocidade que me desespera. O que fazer com tamanha produção?
Meus vizinhos Camila e Álvaro – charmoso casal caído do céu - me deram uma muda de maracujá. Já começou a crescer direitinho. Que fruta, hein! E as flores, não são estranhas? Conheço até quem odeia sem saber explicar porquê. Gostos...

Meu amigo Bruno me prometeu uma jabuticabeira. Plantarei no lugar do pé de graviola que morreu antes da hora. Vai ser mais farra para a passarada! Quando comecei a escrever, pretendia falar de coisas profundas. Acabei abrindo a porta de meu jardim. E só falei de frutas!

2 comentários:

Related Posts with Thumbnails