sábado, 2 de julho de 2016

DESPEITOS E DESRESPEITOS


Pelo telefone, a senhorita me convidou – não parece samba? - para uma reunião no Museu Teixeira Leal para falar sobre os inúmeros problemas do centro histórico. Sem anunciar quem era a instituição anfitriã, na minha deficiente ingenuidade, deduzi ser o museu. Depois desconvidou – às 19:34 da noite anterior do evento - os outros 29 participantes, esquecendo o velhinho aqui resmungando, pelo simples e reprovável fato de não estar no what´s app. Teria, entretanto, a tal senhorita perdido meu número de telefone? O que me obrigou a uma andança inútil no calor de abril. 

Reclamei da deselegância num texto publicado em maio neste jornal. Em vez de receber desculpas, fui taxado por alguns, com evidente despeito, de qualificativos pouco amáveis. Acabei sabendo que a autora do convite era a Secretaria Municipal de Desenvolvimento. Mas Carla Sanches, então subcoordenadora nesta secretaria, não o é mais.  Da mesma forma que o então secretário Bernardo Araújo também não é mais secretário. Epa! Gente irrequieta! 

Nada estranho numa sociedade que sempre tem pressa e não perde tempo para as mais elementares formas de educação. Passa primeiro pela porta quem tem mais força. Pede as horas e não agradece, incomoda quem já está sentado no cinema ou no teatro sem se desculpar. Fala alto durante o concerto e fica sentado nos assentos de ônibus reservados a idosos, gestantes e deficientes.

Mas voltando ao tema principal de meu samba. Acabo de fazer a medição, com treina especialmente emprestada, do espaço que separa a porta de minha casa da porta da tal Secretaria de Desenvolvimento. São exatos 42 metros e 31 centímetros de distância. Desprezemos os milímetros. Ou seja: do outro lado da rua. Pois é. Somos vizinhos! Não teria sido mais simples mandar um dos muitos funcionários até minha casa com um bilhete? 

Mas o que esperar de uma sociedade que precisa de celular para conversar até com seu parceiro de almoço?

               

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails